Buscar
  • Luciana Gouvea

Enquanto o cliente não vem

Você agora tem seu próprio negócio. Seja ele por necessidade ou oportunidade (espero que por oportunidade e que tenha sido possível realizar um bom planejamento e reserva financeira), agora você tem uma empresa. E todas as responsabilidades atreladas a ela. Inclusive é o que você mais espera, ação! Clientes chegando, as vendas acontecendo, os serviços sendo indicados, é tudo o que se quer.

Mas até que seus clientes cheguem, em volume o suficiente para ocupar todas as suas horas disponíveis, você poderá ocupar-se com atividades extremamente importantes.

Lembrando que um telhado se conserta em dias de sol, é nesses momentos onde existe mais tempo disponível que você poderá se dedicar a realizar atividades importantes e que daqui a algum tempo não terá mais disponibilidade em virtude das demandas assumidas com seus clientes.

1 - Uma primeira atividade importante nesse momento é o estudo. Estudo do seu produto, do mercado, de seus concorrentes... busque por informações, pesquise, faça visitas. Tudo aquilo que aumente sua bagagem e lhe dê argumentos para realizar os melhores negócios.

2 - Crie e alimente as redes sociais da empresa com conteúdo de valor. Em breve você não terá mais tanto tempo para realizar os posts, que envolvem muita pesquisa, trabalho com as artes, identidade visual. Aproveite esse momento para fortalecer sua marca.

3 - Elabore os contratos e procedimentos internos. É muito importante manter a parte burocrática de sua empresa em ordem. Defina como as propostas comerciais serão elaboradas e enviadas (deixe um modelo pronto), um contrato de prestação de serviços, que pode ser simples porém bem redigido e claro. Elabore também os fluxos das atividades para que elas se tornem claras para todos.

4 - Desenvolva parcerias com empresas e entidades que poderão fazer suas vendas aumentarem.

5 - Elabore seus controles financeiros e aproveite para atualizar os mesmos com frequência.

6 - Desenvolva fornecedores. Busque por pelo menos 3 fornecedores para cada item que seu negócio utiliza. Na hora da correria é possível que seja aceita uma proposta ruim simplesmente para poder atender o cliente, ou mesmo que você “fique na mão” por não ter outras opções. Visite os estabelecimentos, converse sobre condições de pagamento e peque amostras. Monte um catálogo com todas essas informações, elas lhe serão muito úteis.

7 - Aproveite para tirar todas suas dúvidas com seu contador a respeito dos tributos e seus prazos, assim como deverá funcionar a emissão de suas notas fiscais.

Tudo isso toma bastante tempo e é essencial para que seu negócio funcione de forma saudável.

Em breve sua empresa começará a receber muitas demandas e você a ver seu tempo cada vez mais curto. Portanto prepare-se, conforme mencionei, os telhados são consertados em dias de sol, não esperamos chover para constatar as goteiras e nos desesperarmos. Aproveite seu tempo com sabedoria.

Um forte abraço e ótimos negócios!

#vailáefaz #empreendedorismo #novosnegócios #clientes



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo